É no restaurante Terra Viva que o grupo de poesia se reúne com regularidade

O grupo Poesia em Folhas de Chá, de Espinho, vai-se mantendo em atividade, tanto presencial, como virtualmente. Nos primeiros três anos funcionou mensalmente e, a partir de setembro de 2017, a sua ação passou a ser bimensal, tendo-se estendido até à Granja, sempre com encontros presenciais, à exceção dos meses de agosto.
O grupo já se implementara nas redes sociais mas, na conjuntura de confinamento resultante da pandemia, tem desenvolvido a atividade virtual. Há uma página no Facebook onde, depois de cada sessão, são partilham os poemas lidos, tanto em texto, como em vídeo, assim como fotos e o programa.

“Agora, devido à situação de pandemia que vivemos, os encontros nos locais habituais deixaram de ser possíveis, pelo que temos continuado em atividade virtual”.
Dá nota Maria de La-Salete Sá, que dinamiza, conjuntamente com Fernanda Cabral, o grupo Poesia em Folhas de Chá.
E não sendo fácil organizar um grupo sociocultural à distância, valham as novas tecnologias, não obstante o impacto e os resultados dos eventos presenciais serem naturalmente diferentes. “O trabalho de organizar e levar a cabo um encontro virtual é bastante mais demorado.
Nas atividades presenciais, depois de criado o evento com tema sugerido(algumas é tema livre), apenas tínhamos que pensar e organizar oque a nós (organização) cabia ler ou orientar.”
Mas, nas condições atuais, e dado que nem todos os que habitualmente participavam (e participam) têm possibilidade de fazer filmagem dos poemas que querem partilhar na sessão feita virtualmente, a sugestão de Fernanda Cabral e Maria de La-Salete Sá é que lhes enviem os poemas escolhidos. “Nós gravamos em vídeo e no dia proposto para a sessão virtual, são publicados na página, os que gravamos (nossos e de quem nos enviou os poemas), assim como os que já nos chegam em filme. No final deste encontro virtual, também é publicado o programa.”
E no que se refere ao impacto, não resta qualquer dúvida, porque efetivamente “há muito menos participantes…”
As sessões presenciais realizam–se no Restaurante Vegetariano Terra Viva, “a casa que nos abriu as portas em 2014”, e, a partir de setembro de 2017, no American Club da Granja, também mensalmente. O grupo Poesia em Folhas de Chá já teve participações esporádicas em diversos locais: Junta de Freguesia de Espinho, Quinta do Espírito Santo, em Arcozelo, Café-Café, em Oliveira do Arda – Castelo de Paiva, e na “Festado Livro”, em Espinho.
Entretanto, um evento de poesia “cabe” em qualquer lugar e circunstância.
E deve ser aberto a todos…“No nosso caso, Poesia em Folhas de Chá ‘cabe’ em qualquer lugar e circunstância desde que haja sentido de responsabilidade e respeito pelas pessoas envolvidas.”