Cerca de três dezenas de bombeiros com a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Bombeiros do Concelho de Espinho receberam a primeira dose da vacina - foto Francisco Azevedo

Cerca de três dezenas de bombeiros do Corpo de Bombeiros do Concelho de Espinho foram vacinados na passada quinta e sexta-feira, no Centro de Vacinação de Espinho, a funcionar no Centro de Saúde de Espinho. Tratou-se da toma da primeira dose da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 que irá proteger os soldados da paz.

“As primeiras vacinas foram ministradas na quinta-feira passada a 21 bombeiros e no dia seguinte foram vacinados mais 10 bombeiros”, revelou o comandante dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho, Pedro Louro, que acrescentou:

“Temos até ao momento um total de 31 bombeiros que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca, aguardando agora pela chamada dos restantes. O que nos foi informado é que nesta primeira fase apenas serão vacinados 43 bombeiros, o que corresponde a 50% do efetivo”, disse-nos Pedro Louro que não esconde a grande ansiedade que vivem os bombeiros neste momento na expetativa de poderem ser vacinados. “Todos esperávamos com alguma ansiedade o início deste momento. Desde março do ano passado que estamos fortemente empenhados na luta contra a pandemia, não só no transporte de casos positivos ou suspeitos (mais de 700), mas também na descontaminacão de espaços, preparação de espaços de retaguarda, entre outras ações, pelo que o risco de contágio é significativo”, explicou o comandante que sublinha que, “neste contexto, o sentimento de segurança é importante para todos os que estão expostos. E a vacina contribui sem dúvida para esse sentimento pois, apesar de não evitar a doença, contribui para uma menor probabilidade das suas formas mais graves em caso de contágio”, concluiu Pedro Louro.