RECAFE: Estação do “Vouguinha” é a próxima intervenção

Apesar da chuva e de alguns focos de infeção por Covid-19 nas equipas de trabalho, a obra do RECAFE continua a avançar. O Posto de Turismo está em fase de acabamentos, a estrutura do parque de estacionamento está já na fase final na zona da Rua 33 e a estação do “Vouguinha” é a seguinte intervenção.

Ao longo de toda a cidade decorrem vários pontos de obra, mas é na zona correspondente à requalificação do canal ferroviário de Espinho (RECAFE) que as mudanças ganham uma maior dimensão.

Apesar da obra estar a avançar e de várias transformações já terem ocorrido, prepara-se agora um dos próximos passos. Segundo a Câmara Municipal de Espinho, está para breve uma intervenção na zona da estação do “Vouguinha”, encontrando-se já esta fase “em preparação, em conjunto com as Infraestruturas de Portugal”.

Com esta obra, será permitido “alinhar e reduzir a linha do comboio”, assim como possibilitar a plataforma de passageiros de uma total intervenção, “estando prevista ainda a construção de uma rampa de saída pelo topo norte e reparação na íntegra da cobertura, bem como colocada vedação de segurança do local.” Com esta intervenção, vai ser possível “um atravessamento integral da cidade pela Rua 8, desde a entrada norte (Rio Largo) até à rua do Golfe.”

Um dos grandes pontos de obra onde é possível acompanhar a transformação é na zona do parque de estacionamento em construção. Tal como foi avançado pela Câmara Municipal, “a estrutura do parque de estacionamento encontra-se na fase final, nomeadamente na zona da Rua 33 e 35. Atualmente estão a decorrer trabalhos na entrada e saída de viaturas na zona sul” e “a laje de cobertura está instalada até à Rua 33, estando em preparação a betonagem da lâmina de compressão entre a Rua 31 e 33.”

Depois destes avanços, “estão a ser preparadas as paredes para instalação das últimas 15 lajes pré-fabricadas”, assim como está “em fase de preparação a execução da entrada e saída sul do parque de estacionamento”, tal como explica a autarquia, acrescentando que “as pavimentações à superfície estão a decorrer com algumas limitações devido às condições meteorológicas adversas.”

No que diz respeito ao edifício do Posto de Turismo, este continua a ser alvo de intervenção, mas já “se encontra em fase de acabamentos”. Neste sentido, a Câmara Municipal espera que a iluminação comece a ser instalada já no início do próximo mês de março.

Mau tempo e Covid-19 influenciam avançar da obra

Debaixo de condições meteorológicas difíceis, como a chuva que se tem feito sentir nos últimos tempos em Espinho, a obra do RECAFE avança, embora a um ritmo que não é o desejado. Tal como explica a autarquia, “este tipo de obra é sempre influenciado pelas condições atmosféricas, associado ao facto de o solo em Espinho ser uma mistura de areia e argila.” Da mesma forma, “também o nível freático é muito alto, o que torna o solo instável e de difícil compactação para a aplicação da calçada.”

No que diz respeito à aplicação do material betuminoso no piso de circulação automóvel, “este requer condições atmosféricas favoráveis e adequadas para ser aplicado”, o que tem sido colocado em causa devido à chuva que se tem notado.

Segundo a Câmara Municipal, “é inevitável que a condição atmosférica adversa destes últimos meses prejudique o andamento da obra. Acresce a esta situação o facto da presença de pequenos focos de infeção por Covid-19 nas equipas de trabalho, que acarreta sempre alguma redução de pessoal na frente de obra.” No entanto, tal como confirma, “tudo está a ser feito pela autarquia e pelo empreiteiro para que o impacto desta situação não interfira com o calendário de execução da obra.”