Agravamento da agitação marítima

Foto Bruno Caprichoso

A previsão do estado do mar aponta para um agravamento considerável das condições de agitação marítima em Portugal Continental, entre as 12h00 de hoje (11 de março), e as 06h00 de amanhã, sexta-feira (12 de março).
A agitação marítima será caraterizada por uma ondulação proveniente de noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os seis metros e uma altura máxima de nove metros, com o período médio a oscilar entre os 14 e os 18 segundos.
Neste sentido, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha “recomendam a toda a comunidade marítima que adote um estado de vigilância no mar e nas zonas costeiras” e que “redobrem os cuidados tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar, devendo também reforçar a amarração das embarcações atracadas e fundeadas”.
À população em geral, a AMN e a Marinha recorda que “se encontra em vigor um dever geral de recolhimento domiciliário, pelo que as pessoas devem permanecer em casa, em segurança, não se expondo desnecessariamente ao risco”.