Em despacho assinado pelo presidente da autarquia, a Câmara Municipal e o Serviço Municipal de Proteção Civil decretaram, esta tarde, a reabertura de todos os cemitérios do concelho de Espinho e com horários de funcionamento semelhantes ao período pré-pandemia.
Esta foi uma das várias medidas assumidas no documento e que decorrem do prolongamento do estado de emergência até 31 de março. Os cemitérios serão, assim, reabertos, mas com algumas condicionantes, desde logo a obrigatoriedade de ser cumprida uma distância de segurança de 2 metros entre pessoas que não sejam do mesmo agregado familiar, o encerramento de casas de banho públicas e a não disponibilização de baldes, vassouras e outros materiais de uso coletivo. Haverá, por outro lado, permissão para serem realizados arranjos florais nos cemitérios, mas com uma permanência máxima de 30 minutos. Acresce a estas medidas, o uso de máscara obrigatório em todas as circunstâncias.
Além desta medida, a Proteção Civil de Espinho determinou o alargamento do horário da Feira Semanal até às 19 horas, apesar de ainda não abrir o sector não-alimentar. Por outro lado, serão reabertas as zonas de marginal e passadiços, permitindo assim que a população volte a usufruir destas zonas de lazer à beira mar.
Mantém-se interdito a realização de eventos públicos, como acontecimentos culturais, festas populares ou outras iniciativas que pressupõe a reunião de pessoas num mesmo local.
O Serviço Municipal de Proteção Civil desativa as zonas de concentração e apoio à população nas antigas Escolas Anta 2 e da Seara, mantendo apenas o quartel dos Bombeiros Voluntários para esse efeito. O alojamento de emergência para sem abrigo, situado no Parque de Campismo Municipal, será mantido.