O momento de felicidade da equipa do SC Espinho em 2001 - foto DR

Foi há duas décadas que o SC Espinho escreveu, no seu historial, um dos momentos mais gloriosos, senão o mais glorioso de todos os tempos, ao conquistar a Top Teams Cup, na Turquia. Um feito notável para o voleibol português, até agora inigualável. Fernando Luís, antigo treinador e Sérgio Rocha, ex-vice-presidente recordam os momentos que marcaram esse momento glorioso.

O derradeiro embate com os russos – Foto DR

Recebidos em apoteose, os tigres, comandados por Fernando Luís, conquistaram a final aos russos do Izumrud Ekaterinburg, na ‘negra’, disputada taco-a-taco a 18-16. Os heróis da Turquia, arrecadaram um troféu que nenhuma outra equipa conquistara. Foram escoltados pela polícia do aeroporto até à cidade de Espinho e a festa contagiou a cidade, com a ‘bombonera’, o pavilhão Joaquim Moreira da Costa Júnior, ao rubro.

“Foi um ano conturbadíssimo. Começámos a época com sete jogadores. O Miguel Maia e o João Brenha já não queriam jogar depois da participação nos segundos Jogos Olímpicos porque estavam desanimadíssimos. Acabei por os convencer a voltar em novembro/dezembro desse ano”, recordou o treinador vencedor da Top Teams Cup, Fernando Luís, aquele que foi o momento mais glorioso do voleibol do SC Espinho.

“É nas contrariedades que as coisas vão sucedendo”, acrescenta o técnico dos tigres de então. “Tivemos problemas imensos, nomeadamente com a proibição do Sandro Correia poder jogar nas competições nacionais. E lá fomos

indo!… De um momento para o outro, como num clique, tudo rapidamente se transformou”…

De um início atribulado a um epílogo glorioso

Miguel Maia recebeu o troféu – foto DR

Sérgio Rocha era, na altura, vice-presidente para as modalidades e tinha a responsabilidade da gestão do voleibol do clube. “A partir do momento em que chegámos à ‘final four’ acreditámos ser possível ganhar a prova”, não esconde aquele antigo dirigente dos tigres, acrescentando que “aquilo que havíamos conseguido até ali já nos fazia pensar que tínhamos conquistado uma vitória. Isso, por si só, já era um feito assinalável. Mas sempre que fomos ganhando, depois disso, fomos acreditando. Vencemos a meia-final ao Almeria e estávamos na final. Foi um sentimento comum a todos os que estávamos na Turquia”, revela Sérgio Rocha…

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 18 de março de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro, a partir de 28,5€.