Rádio Popular com armazém logístico no VGP Park em 2022

Foto: Bruno Caprichoso

É em Nogueira da Regedoura, no VGP Park que está a ser construído pela multinacional belga, que se vai instalar um armazém de logística da Rádio Popular. Será um espaço composto por máquinas, já que a empresa quer ser mais rápida, mas à custa da automatização. Com a obra ainda atrasada, a empresa prevê a conclusão em março de 2022.

A construção do VGP Park, em Nogueira da Regedoura, já começou no ano passado. Embora a obra ainda se revele atrasada, sabe-se agora que a Rádio Popular se vai fixar no local.

Em declarações à Defesa de Espinho, Ilídio Silva, CEO da empresa de eletrónica, explica que “a construção já devia ter começado”, mas que se trata de “um armazém de logística que a empresa vai alugar e que se prevê abrir em março de 2022.”

Com a sede da Rádio Popular em Arcozelo, Ilídio Silva confessa que a escolha deste espaço está, também, relacionada com a localização do VGP Park. “A localização foi um grande motivo para a nossa escolha. Está muito bem localizado, está junto à autoestrada A1 e está perto da nossa sede”.

O armazém logístico, que será alugado, vai ter uma área de cerca de 30 mil m2, para um investimento que a empresa pretende que seja de crescimento, tanto nas lojas físicas como na vertente online. “O objetivo é ter um armazém com máquinas automáticas. Queremos conseguir ser mais rápidos, mas à custa da automatização”, refere Ilídio Silva.

No momento, a empresa “já tem 70 mil postos de trabalho, mas pode, eventualmente, chegar aos 100”, admite o responsável da Rádio Popular.  

Apesar do momento mais complicado provocado pela Covid-19, Ilídio Silva diz não ter receio deste investimento. “É evidente que a pandemia nos preocupa muito, mas achamos que a pandemia um dia acabará e não se pode parar. Também é evidente que temos sido privilegiados porque os nossos produtos são considerados de primeira necessidade e não estamos a sentir a crise como outras empresas em Portugal. Para já, temos sido privilegiados dentro desta crise.”

A construção deste centro logístico, junto ao nó da autoestrada A1 da CREP A41, está a cargo da VGP, uma multinacional belga que decidiu investir 20 milhões no concelho de Santa Maria da Feira. Este, trata-se do 62º parque da multinacional estrangeira, já que, no resto da Europa, já acolhem marcas como a Amazon, a Decathlon, BMW, Ali-Baba e UPS.

De acordo com anteriores declarações de Jan Van Geet, diretor-geral da VGP, a localização, na freguesia de Nogueira da Regedoura, foi eleita, já que se apresentou como “a melhor localização possível”, numa zona “com transportes públicos, características técnicas e viabilidade de operações 24 horas por dia, sete dias por semana”.