Tratamento pioneiro no Hospital Gaia/Espinho

Procedimento do serviço de cardiologia aconteceu esta semana (Foto: DR)

No Centro Hospitalar de Gaia/Espinho foi realizado, pela primeira vez a nível mundial, um procedimento pioneiro tendo em vista a reparação da válvula mitral sem necessidade de cirurgia cardíaca invasiva.

Este processo, concretizado pelo serviço de cardiologia da unidade hospitalar, conseguiu ajudar um doente com insuficiência mitral grave através de cateterismo, ou seja, sem necessidade de cirurgia cardíaca invasiva.

Perante o sucesso deste procedimento, o Centro Hospitalar considerou-o como “verdadeiramente inovador e pioneiro”, revelando que o doente recuperou “muito bem” e que “pouco depois o doente estava já a perguntar à equipa médica qual o resultado do jogo Porto-Juventus”.

Segundo o serviço de cardiologia, “o procedimento foi um sucesso e permitiu não só um avanço científico no tratamento dos doentes com esta patologia, mas também a melhoria da qualidade de vida”.

Esta nova forma de tratamento, que requer a utilização de um dispositivo denominado AMEND, baseia-se na introdução de um cateter na zona da virilha, chegando até ao coração. No local, é instalado “um anel em volta da válvula mitral com o objetivo de aproximar os folhetos e melhorar a competência da válvula reduzindo esta insuficiência”.