No passado sábado, decorreram as cerimónias fúnebres prosseguiram do padre João de Deus Jorge, com missa na Igreja de S. Martinho de Anta, celebrada pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda, que se emocionou na homilia.

Nascido a 9 de dezembro de 1958, em Amarante, João de Deus Costa Jorge era pároco das paróquias de S. Martinho de Anta e de Santo Estêvão de Guetim, função que será assumida provisoriamente pelo padre Nuno Oliveira, acumulando com a paróquia de Paramos, enquanto o bispo do Porto diligencia a designação do novo pároco.
João de Deus foi ordenado padre a 12 de julho de 1987, tendo servido as paróquias de Sobrosa (Santa Eulália), Cristelo (São Miguel), Duas Igrejas (Nossa Senhora do Ó) e Besteiros (São Cosme e São Damião). Foi durante 17 anos pároco na vila de Sobrosa, onde se assinalou o seu 25.º aniversário de ordenação sacerdotal, em 2012, com uma lápide alusiva à celebração, no jardim da residência paroquial daquela freguesia de Paredes.
Pároco de Anta e Guetim desde setembro de 2013, João de Deus era mestre em Psicologia, em Ciências da Educação e em Teologia e lecionava na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, desde 1991.
Tecendo-lhe tão eloquentes quão simples elogios, D. Manuel Linda revelou que o padre João de Deus logrou contactá-lo nas vésperas do falecimento numa despedida serena e fraterna. Na eucaristia de sábado, com a presença da Vigararia de Espinho-Ovar, dos Dehonianos Sacerdotes do Coração de Jesus, de párocos do concelho e Pinto Moreira, presidente da Câmara Municipal de Espinho, e Nuno Almeida, autarca de Anta e Guetim, o bispo do Porto lamentou a irreparável perda, sublinhando o inestimável exercício pastoral.

Reportagem publicada, na íntegra, na edição de 18 de março de 2021.