Biblioteca já reabriu com restrições e Museu prepara recomeço em abril

Museu Municipal prepara 6ª Bienal Internacional de Arte de Espinho (foto: DR)

Com o plano de desconfinamento em marcha, as entidades culturais retomam a pouco e pouco as suas atividades. A Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva já acolhe os cidadãos, mas há várias regras de segurança para cumprir. Por outro lado, o Museu Municipal de Espinho ainda se encontra de portas fechadas até 5 de abril, mas já com várias atividades anunciadas.

Depois de dois meses de confinamento, os serviços de Espinho preparam-se, agora, para, lentamente, começar a reabrir portas. Desde que foi autorizado o desconfinamento, a Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva foi um dos primeiros serviços culturais a abrir, tendo acontecido no passado dia 15 de março, exatamente por ser uma atividade incluída na primeira fase do desconfinamento decretado pelo Governo. Mantendo um horário compreendido entre as 9:30 horas e as 16:30, o espaço volta a acolher os espinhenses, embora esteja sujeito a todas as regras de segurança como o uso obrigatório de máscara ou a desinfeção das mãos, mas também limitações nas salas, como por exemplo, a sala dos adultos, denominada Edgar Carneiro, que tem uma lotação limitada a 50% dos lugares sentados.

Para a fase seguinte do desconfinamento ficaram os museus do país. Na cidade, o Museu Municipal De Espinho – Fórum de Arte e Cultura de Espinho vai abrir portas apenas no próximo mês, mais concretamente no dia 5 e “se tudo correr bem”, tal como explica Armando Bouçon, diretor do museu.

Para a reabertura, não há uma programação especifica, mas “várias atividades já estão anunciadas e, neste momento, encontramo-nos a trabalhar na 6ª Bienal Internacional de Arte de Espinho que vai acontecer a 25 de abril, mas ainda não se sabe se vão surgir alterações”, esclarece o diretor da instituição cultural, uma vez que a realidade atual do país é incerta.

Este evento, que tem início marcado para 25 de abril e o fim para o dia 19 de junho, vai poder mostrar algumas obras artísticas que foram selecionadas por um júri depois de subtidas a candidaturas.

A Bienal Internacional de Arte de Espinho nasceu em 2011, mas tinha características diferentes da mostra atual. Na época, o evento era destinado às mulheres e aos seus talentos, uma vez que se chamava “Bienal Mulheres d´Artes”. Contudo, depois de quatro edições realizadas pelo sexo feminino, o evento transformou-se e hoje caracteriza-se por ser uma mostra de expressões artísticas que tem como principais objetivos mostrar diversos trabalhos nas áreas da pintura, desenho e escultura.

Porém, antes da realização desta 6ª Bienal, o Museu vai acolher ainda uma exposição chamada “Copy/Paste” que tem início marcado para 10 de abril, às 16 horas, e data de fim para 5 de junho. Esta exposição, que irá ocorrer na parte do Fórum de Arte e Cultura de Espinho, vai poder mostrar várias obras de diferentes artistas que chegaram de muitos países do mundo, tendo sido enviadas através do correio. Com produção da Yzonk, a exposição “Copy/Paste” vai ter curadoria de Monsenhor enVide nefelibata.

Para o dia 17 de abril haverá, também, lugar a uma oficina dirigida a crianças e famílias. “A gravura e a criação de múltiplos na arte_correio” é o nome da oficina que será dinamizada pela artista plástica Maria Afonso e que será realizada entre as 10:30 horas da manhã até às 13 horas. Nesta atividade será explorada a técnica da gravura e todos os interessados que desejem participar devem efetuar uma inscrição obrigatória, a partir de 29 de março.