Censos 2021: Códigos começam a ser entregues a 5 de abril

Resposta ao inquérito é obrigatória

Está marcado para o dia 5 de abril, segunda-feira, o início do processo relativo aos Censos deste ano de 2021. A partir desta data, os cidadãos vão começar a receber, nas respetivas caixas de correio, as cartas que contêm os códigos que irão permitir que cada um responda aos inquéritos, ou pela internet ou pelo telefone, as duas vias preferenciais devido à atual situação pandémica.

Quando receber os códigos em casa, cada cidadão deve fornecer os dados pedidos entre 19 de abril e 3 de maio. Nesta operação, “os recenseadores estarão visivelmente identificados e prestarão todos os esclarecimentos, e eventual apoio, necessários ao preenchimento dos questionários.” Desta forma, o “principal objetivo do recenseamento da população e da habitação é a quantificação rigorosa e a caracterização dos edifícios, alojamentos, agregados domésticos e indivíduos, preservando o rigor estatístico mesmo nos níveis geográficos detalhados.”

Todo o processo dos Censos 2021 é gratuito, estando assegurada a confidencialidade das respostas dos cidadãos. Na eventualidade de existirem dúvidas, as pessoas devem entrar em contacto com a junta de freguesia da área de residência.

A resposta a este inquérito é obrigatória por lei, de acordo com o Decreto-Lei nº 54/2019, de 18 de abril.