Descarga ilegal de águas residuais em afluente do Rio Uíma

Foto DR

O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da Guarda Nacional Republicana (GNR), detetou ontem (31 de março), uma descarga ilegal de águas residuais, no concelho de Santa Maria da Feira.
No âmbito de uma denúncia a dar conta que uma empresa efetuava descargas ilegais das suas águas residuais, os elementos do NPA deslocaram-se ao local e, no decorrer das diligências policiais, constatou-se que as descargas eram provenientes de uma empresa que utilizava uma caixa de ligação às águas pluviais, desaguando posteriormente na linha de água ali existente, um afluente do Rio Uíma, sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração.
Na sequência desta ação, a GNR elaborou um auto de contraordenação ambiental, que foi enviado para a Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica do Centro, punível com uma coima que pode ascender aos 144 mil euros.
Segundo a GNR, esta força policial está “consciente da importância dos recursos hídricos na qualidade de vida das populações” e, por isso, “encontra-se fortemente empenhada no sentido de sensibilizar e zelar pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à conservação e proteção da natureza e do ambiente”.
A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), com um funcionamento permanente, constituiu-se como uma ferramenta de sucesso ao serviço do cidadão, quer na denúncia das infrações ambientais ou no esclarecimento de dúvidas ambientais.