Tríduo Pascal assinalado em todas as paróquias do concelho

Imagem retrata a Via-Sacra, em 2019 - foto Arquivo/DR

O Tríduo Pascal, de quinta-feira a domingo, será assinalado nas cinco paróquias do concelho de Espinho, com celebrações nas respetivas igrejas.

Nas paróquias de Anta e de Guetim, a Quinta-feira Santa será assinalada com as eucaristias ‘Ceia do Senhor’, em Guetim, às 19h30 e em Anta, às 21h30, com a Adoração ao Santíssimo durante uma hora. A Sexta-feira Santa é reservada para a Adoração da Cruz, com celebrações em Anta, às 15 horas e em Guetim, às 18 horas. No Sábado de Aleluia, será a Oração de Laudes, em Guetim às 9 horas e em Anta, às 10 horas. À noite, sob o tema ‘Bênção do Lume Novo’, realiza-se a Vigília Pascal, às 20 horas em Guetim e às 22 horas, em Anta.

Por fim, o Domingo de Páscoa será marcado pela realização de três eucaristias: em Anta às 8 e às 11 horas e em Guetim às 9h30.

Por sua vez, a Paróquia de Espinho terá as celebrações da Páscoa na Igreja Matriz, começando na Quinta-feira Santa com a Celebração da Última Ceia do Senhor, às 21h30. Na Sexta-feira Santa, haverá a Oração de Laudes, às 9 horas e a Celebração da Paixão do Senhor, às 15 horas.

No Sábado Santo, a Paróquia de Espinho terá a Oração de Laudes, às 9 horas e a Celebração da Vigília Pascal, às 21h30, ambas na Igreja Matriz.

No Domingo de Páscoa haverá três eucaristias: às 9, às 11 e às 19 horas.

Na Paróquia de Paramos haverá a Celebração da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, às 20 horas, na Igreja Paroquial. No dia seguinte, será a Celebração da Paixão do Senhor, com a eucaristia às 20 horas, também na Igreja Paroquial onde decorrerá, no sábado, a Vigília Pascal, às 20 horas.

O Domingo de Páscoa terá duas celebrações: uma missa na Capela da Sr.ª da Guia, às 8h30 e a eucaristia na Igreja Paroquial de Paramos, às 10 horas.

Finalmente, a Paróquia de Silvalde terá todas as celebrações na igreja. Na Quinta-feira Santa, a Celebração da Ceia do Senhor, às 21 horas e na Sexta-feira Santa, a Adoração da Cruz, às 15 horas. No Sábado de Aleluia a Vigília Pascal irá realizar-se às 21 horas e no Domingo de Páscoa haverá duas eucaristias, às 8 e às 11 horas, na Igreja Paroquial.