A41/CREP inaugurada há 10 anos: “Coloca-nos no mapa da realidade do Grande Porto”

A A41/CREP foi inaugurada a 1 de abril de 2011 - foto Francisco Azevedo

A Circular Regional Exterior do Porto (CREP) ou Autoestrada A41, foi inaugurada há 10 anos. Uma nova e ansiada via de comunicação que faz a ligação entre Espinho e o norte do país, fugindo ao centro do Grande Porto, foi inaugurada com pompa e circunstância, ao início da madrugada de 1 de abril de 2011 que contou com a presença do então o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos e os autarcas dos municípios abrangidos pela obra, entre os quais o de Espinho, Pinto Moreira.

Trata-se de uma infraestrutura, concessionada à Douro Litoral, que liga Espinho ao Nó da Ermida, pela A41 e Gondomar a Aguiar de Sousa, pela A43. São 33,2 quilómetros da A41 e 8,1 quilómetros
da A43.
Uma década depois, será que esta obra veio, realmente, servir o concelho de Espinho?
Na opinião do consultor em Planeamento Regional Urbano, Tito Miguel Pereira “a A41 não tem o caráter de facilitar o tráfego de longo curso e, por isso, não veio a ser a solução para todos os problemas”.
No entanto, Tito Miguel Pereira reconhece que “no dia-a-dia das pessoas que vivem à volta de Espinho, o serviço da A41 tem sido espetacular”.
Por sua vez, o vice-presidente da Associação Empresarial ViverEspinho, Henrique Rodrigues, considera que “só pelo facto de ter como ponto de partida ou de chegada o concelho de Espinho é extraordinário
porque nos coloca no mapa da realidade do Grande Porto”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 08 de abril de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro, a partir de 30 €.