GNR resgata periquito-arco-íris

Foto DR

O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Santa Maria da Feira da Guarda Nacional Republicana (GNR) resgatou ontem, um periquito-arco-íris, no lugar de Vila Boa, no concelho de Santa Maria da Feira.

Na sequência de uma denúncia a dar conta de que a ave tinha sido encontrada junto à residência de um cidadão, os elementos do NPA deslocaram-se de imediato para o local e resgataram o espécime, tendo efetuado o seu transporte para o Parque Biológico de Gaia, onde foi entregue para monitorização do seu estado de saúde e recuperação. A ave ostentava uma anilha na pata direita com uma marca, pelo que estão a ser desenvolvidas diligências policiais no sentido de localizar o seu proprietário. 

O lóris-arco-íris, também conhecido por periquito-arco-íris (nome científico: Trichoglossus haematodus) é uma espécie de ave da família Psittacidae, que é encontrada na Austrália, Indonésia, Ilhas Salomão, Nova Caledônia, Vanuatu e Papua Nova Guiné. A espécie possui um padrão de cor completamente diferente de outras espécies, tendo as penas das cores do arco-íris, o que dá origem ao seu nome. São aves bastante ativas, podendo ser encontradas em bosques, florestas tropicais e áreas urbanas arborizadas, alimentando-se de frutas, sementes, insetos e néctar.