Guetim: escola de modernidade e que oferece “todas as condições”

Pinto Moreira e o restante Executivo marcaram presença na cerimónia de inauguração - foto: Sara Ferreira

O Município inaugurou, na passada sexta-feira, dia 9 de abril, a Escola Básica em Guetim. Após 11 meses de obra e já alguns de atividade, o edifício da antiga ‘pré-escola’ tornou-se um equipamento para os “tempos modernos”.

O ‘sonho’ de juntar o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico em Guetim tornou-se realidade. Depois de já funcionar há vários meses, o novo equipamento escolar da freguesia, criado a partir da reconversão de um jardim de infância, foi inaugurado no dia 9 de abril, num ato simbólico para a comunidade educativa e que se acredita vir a ter grande impacto na vida dos guetinenses.

Segundo Pinto Moreira, a reconstrução e ampliação da escola de Guetim permite à população compreender que “há prioridades no investimento público”, sublinhando que a Câmara Municipal de Espinho (CME), “em momento algum, deixou de investir neste território e nesta população”. “Sabemos, hoje, que uma qualquer coletividade ou comunidade, que quer ter futuro, tem que ter o mínimo de condições. Uma dessas condições básicas é, de facto, ter uma escola decente, dos tempos modernos, com todas as condições para a comunidade educativa, para os alunos, professores, pais, funcionários e colaboradores, para que sintam aqui um espírito grande de família”, afirmou o presidente da Câmara.

Este foi o antepenúltimo passo para a requalificação de todo o parque escolar do concelho de Espinho, projeto que teve início em 2009 e que já representou um investimento superior a 18 milhões de euros. Até à sua conclusão, o valor deverá ultrapassar os 21 milhões de euros.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 15 de abril de 2021.