Município alarga recolha de lixo porta a porta em Anta e Guetim

Contentores vão estar disponíveis em mais 2.181 casas (Foto DR)

O método de recolha de lixo porta a porta “Reciclar é Dar+”, do município de Espinho, vai ser alargado a mais habitações nas freguesias de Anta e Guetim. Este serviço, que já está em funcionamento em algumas zonas do concelho desde 2018, vai, assim, estar disponível em mais 2.181 casas, das quais 362 serão nas imediações do Largo da Igreja de Anta.

Esta decisão de aumentar o número de casas com a utilização de contentores de lixo adequados à reciclagem, foi tomada depois deste projeto ser considerado “um sucesso” pela autarquia.

Para dar início a esta nova fase de recolha de lixo nestas habitações, vai acontecer uma campanha de sensibilização na próxima segunda-feira, dia 19 de abril, onde os residentes vão poder receber os quatro contentores essenciais neste serviço, ficar a conhecer um pouco mais sobre o novo método de separação e reciclagem, assim como os dias em que cada género de lixo será recolhido. Saber que tipo de lixo se coloca em cada contentor também é fundamental.

O primeiro dia de recolha nestas habitações será a 3 de maio. Mais tarde, uma vez que as casas já possuem os próprios contentores, os que existem na rua serão retirados, incluindo os Moloks e Ecopontos.

Segundo o município, “este serviço de recolha seletiva baseia-se numa abordagem positiva de proximidade, comodidade, sustentabilidade e solidariedade.” Assim, o sucesso desta iniciativa nas freguesias de Anta e Guetim, “permitiu que a delegação de Espinho da Cruz Vermelha tenha beneficiado de novos equipamentos ortopédicos, uniformes, entre outros utensílios para situações de emergência”.