André Paço: “Neste meu primeiro ano de sénior consegui aprender muitas coisas, muitas manhas úteis para o meu futuro no futebol”

André Paço concretizou o sonho de jogar no SC Espinho – foto Francisco Azevedo

Entrevista. André Alves do Paço e Silva é natural de Espinho e aos 19 anos, ocupou o lugar de lateral-esquerdo da equipa sénior de futebol, na caminhada
do clube pela manutenção no Campeonato de Portugal. O seu primeiro ano de sénior, vindo do Leixões após ter integrado as equipas de juvenis dos tigres, acabou por ser muito positivo. O jovem jogador espinhense adora o clube e o seu sonho é o de um dia poder ter os adeptos no estádio, para sentir o seu calor. Estuda Engenharia Civil na Universidade do Porto e tem este curso como um ‘plano B’ para o futebol profissional.

Fale-me de si. Quem é o André Paço?
Sou tímido mas, ao mesmo tempo, brincalhão, sobretudo quando ganho intimidade com as pessoas. Gosto de estar com os meus amigos e é no meio deles que sou divertido. Por outro lado, sou focado naquilo que quero e trabalho para aquilo que pretendo. Vivo sempre a vida com objetivos.

Como foi o seu primeiro contacto com o futebol?
Nunca pratiquei outro desporto que não fosse o futebol. Os meus pais dizem que desde pequeno andava sempre com a bola nos pés. Era muito pequeno e já gostava de ver jogos de futebol em casa, na televisão, de jogar com o meu pai e com os meus amigos, na escola. Aos cinco anos fui para a escolinha de futebol, os Leõezinhos, em Paços de Brandão, que era uma escola de futebol do Sporting.

Porquê o Feirense para o passo seguinte no futebol?
Fui para o Feirense porque a escola de futebol, em Paços de Brandão, acabou. Foi aí que fiz grande parte da minha formação como jogador de futebol até aos sub-16, altura em que vim para o SC Espinho. Depois disto foi quando comecei a levar o futebol mais a sério. Foi quando percebi que as coisas estavam a correr bem. Tive a oportunidade de ir para o Leixões, clube onde também fui muito feliz e onde tive a oportunidade de crescer muito. E, no meu primeiro ano de sénior tive a oportunidade de vir para casa, para o SC Espinho, que é um clube que gosto muito
e que acompanho desde pequenino.

Tendo nascido em Espinho, por que razão escolheu o Feirense e não optou pelo clube da sua terra?

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 22 de abril de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro, a partir de 30€.