Tartaruga morta dá à costa na praia dos Pescadores em Silvalde

Foto DR

Uma tartaruga-couro, já sem vida, com cerca de 200 quilos e 1,58 metros, deu à costa, na praia dos Pescadores, em Silvalde, no passado dia 13. O animal terá sido retirado da água por um pescador, que o terá arrastado para o areal.
A enorme tartaruga foi recolhida, na presença da Polícia Marítima da Capitania do Porto do Douro e de uma técnica da Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, Ecomar, tendo sido transportada para Quiaios (Figueira da Foz), para se efetuar uma necropsia para apurar a causa da morte.
Segundo a bióloga da Sociedade Portuguesa da Vida Selvagem, Marisa Ferreira, “o animal tinha várias lesões, ferimentos na carapaça, na cabeça e nas barbatanas, que eram antigos porque apresentavam crosta, o que indicia que já estavam a decorrer há alguns dias. Com a necropsia verificámos que apresentava uma inflamação, com alterações ao nível do intestino, o que indica que, eventualmente, já estaria doente”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 22 de abril de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro, a partir de 30€.