'A Familiar de Espinho' é uma das associações mutualistas do concelho

Espinho vai acolher a primeira edição de 2021 das Jornadas Mutualistas Regionais. O evento terá lugar no Hotel Monte Lírio, entre 3 de maio e 2 de junho e terá, como tema central do programa, as oportunidades que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) reserva para o setor social e, de forma mais específica, para o sector mutualista.

Promovidas pela União das Mutualidades Portuguesas (UMP), estas jornadas vão contar com três sessões presenciais – Espinho acolhe as que são dedicadas às mutualidades do Norte do país e Setúbal as da região Sul – e duas em formato de webinar, num total de 13 horas. De acordo com a UMP, a iniciativa tem uma vocação formativa, visando “capacitar dirigentes, técnicos e colaboradores das associações mutualistas portuguesas na preparação dos seus projetos e candidaturas” aos fundos do PRR.

A UMP recorda que o PRR reserva 833 milhões de euros para o setor social, com preocupações em reforçar, requalificar e inovar as respostas sociais dirigidas às crianças, pessoas idosas, pessoas com deficiência e incapacidade e famílias. “É muito importante que as mutualidades não deixem escapar esta oportunidade de criar, requalificar ou ampliar respostas sociais, e, com isso, ganhar dimensão, modernizar-se e ir ao encontro das necessidades da população, através destes fundos públicos”, considera Luís Alberto Silva, Presidente do Conselho de Administração da UMP, que presidirá à sessão de abertura do evento, no dia 3 de maio, pelas 9h30.

As Jornadas Mutualistas Regionais inserem-se nos eixos estratégicos da capacitação e rejuvenescimento do Movimento Mutualista que, segundo o Inquérito ao Setor da Economia Social (ISES, INE), engloba mais de um milhão de Associados.

Recorde-se que o concelho de Espinho tem duas mutualidades: A Familiar de Espinho, com respostas na área da Saúde – Clínica e Farmácia Social; e a Associação de Socorros Mútuos São Francisco de Assis de Anta, com respostas sociais dirigidas à infância e idosos, e saúde.