CENSOS 2021 está a decorrer até 3 de maio e é obrigatório

Luís Miguel Lopes, Inês Pinhal e André Proença são três dos 11 recenseadores na freguesia de Espinho – foto Defesa de Espinho

Está a decorrer, desde o passado dia 19 de abril, até 3 de maio próximo, CENSOS 2021, um inquérito exaustivo junto de toda a população, com recurso a um processo de recolha de informação predominantemente através da internet. Trata-se de um processo do Instituto Nacional de Estatística (INE), que se enquadra numa estratégia que permite a melhoria da qualidade da informação recolhida e que se adequa às atuais formas de comunicação da sociedade.

O trabalho dos recenseadores junto da população – foto Defesa de Espinho

A recolha das respostas dos cidadãos através da internet possibilita, ainda, uma abordagem de resposta mais simples e cómoda para os cidadãos, tendo como objetivo
central “um recenseamento da população e da habitação é a quantificação rigorosa e a caraterização dos edifícios, alojamentos, agregados domésticos e indivíduos, preservando o rigor estatístico mesmo nos níveis geográficos detalhados”.
São 11 os recenseadores só na Freguesia de Espinho. Mas o processo é idêntico em qualquer outra freguesia do concelho de Espinho ou no país.
“Estamos no terreno desde 5 de abril, a tentarmos contactar com as pessoas, alertando-as para a importância de responderem a este questionário”, explica a recenseadora da Junta de Freguesia de Espinho, Inês Pinhal, à Defesa de Espinho, acrescentando que “nessa primeira fase, que decorreu até ao passado dia 19, deixámos as cartas nas caixas de correio, com os respetivos códigos e palavras passe para poderem responder ao questionário através da internet, que é o meio, por excelência, pretendido pelo INE”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 29 de abril de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro, a partir de 30 €.