Travessa do Gavião e Bairro da Ponte de Anta alvo de limpeza e desinfeção

(Foto DR)

Foi no decorrer da semana passada que a Junta de Freguesia de Anta e Guetim decidiu proceder à limpeza de dois espaços em concreto da freguesia de Anta.

Um deles foi a Travessa do Gavião, uma rua localizada perto da Nave Desportiva, onde já é habitual a existência de um acumulado de lixo, nomeadamente por ser uma rua pouco movimentada e com um diminuto fluxo de pessoas. Tal como afirma a Junta de Freguesia, “tem sido um local recorrente de depósito ilegal de lixo de rua.”

Perante a insistência dos poluidores em depositar os resíduos neste local, a Junta de Freguesia, em colaboração com a SUMA, empresa especializada em serviços ambientais e na recolha de diversos tipos de lixo, e com os serviços da divisão municipal do ambiente, recolheu todo o material que lá se encontrava, procedendo, de seguida, à limpeza do espaço envolvente.

Esta iniciativa foi levada a cabo devido “à inércia das atividades competentes”, apesar da “impunidade dos prevaricadores”. Depois deste trabalho, a Junta de Freguesia garante que “foi feito ainda um esforço de sensibilização junto dos proprietários para limpeza dos seus terrenos e foi programada uma ação de derramagem, que antecederá a reparação daquela via.”

Outro local que foi sujeito a limpeza e desinfeção foi o Bairro da Ponte de Anta. Em uma zona do bairro vivia, até há pouco tempo, uma pessoa em situação de sem-abrigo. Depois de sinalizada e acompanhada pelos serviços da segurança social, o local ficou vazio, mas precisou de uma limpeza para continuar a ter as condições de salubridade necessárias.

Neste sentido, devido “à abundância de lixo e da presença de uma colónia e infestação de roedores, foi ainda contratada uma empresa que procedeu à desratização e desinfeção do local”, afirma a Junta de Freguesia.