O Mosteiro de Paço de Sousa é um dos principais monumentos da Rota do Românico

A rubrica Bom Fim de Semana abre, nesta edição, uma série de três guias pela Rota do Românico. O trajeto, situado junto aos rios Sousa, Tâmega e Douro, integra um total de 58 monumentos classificados do período românico, mas oferece muito mais que património para conhecer. Faça-se à estrada e fique a conhecer a riqueza desta região.

1º dia:
A A41 é o ponto de partida da viagem. De Espinho à Torre do Castelo de Aguiar do Sousa são menos de 30 minutos de distância, naquele que é o monumento da Rota do Românico mais próximo do nosso concelho. O castelo – ou o que resta da estrutura original – está incrustado em montes e constituía uma defesa do território no período da Reconquista, por volta dos séculos IX e X. Abandonado durante 700 anos, o monumento tem sido objecto de várias obras de recuperação.

Para os amantes de natureza, o Moinho de Aguiar de Sousa encontra-se a caminho e à disposição das diferentes tonalidades de verdes que o norte de Portugal tem para oferecer. Para tornar a viagem mais apetitosa, nada melhor que parar para petiscar no Café Santos, com uma vista privilegiada para o Parque da Senhora do Salto. O destaque no menu é a sande de febra em vinha d’alhos, com ovo estrelado e uma fatia de queijo derretido.

2º dia:
Para além de Aguiar de Sousa, a cidade de Paredes ainda tem muito a oferecer. Uma tradição que remonta ao século X, o Mosteiro de São Pedro de Cete é, hoje, considerado Monumento Nacional e um dos expoentes desta rota. O mosteiro eleva o românico como estilo dominante e tem uma beleza de tirar a respiração.

Ainda perto do monumento, o Parque Urbano de Cete, inaugurado no passado ano de 2020, leva-nos ao que chamamos de “verdadeiro aproveitamento da natureza”. Está à disposição das crianças e dos mais velhos para um bom piquenique em família, ou a prática de desporto e lazer ao ar livre.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 6 de maio de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro, a partir de 30 €.