Deputada Carla Madureira acusa Governo de deixar defesa da costa contra a erosão fora do Plano de Resiliência

A deputada do PSD Carla Madureira quis saber "quem vai gerir as intervenções de proteção costeira para além da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), com a extinção dos Polis Litoral" – foto DR

A deputada do PSD Carla Madureira defendeu ontem (terça-feira) que a ausência da defesa da costa contra a erosão é uma das lacunas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Intervindo numa audição ao ministro do Ambiente, a parlamentar social-democrata referiu-se aos dados alarmantes verificados nos 13 quilómetros de costa do concelho de Ovar.

“Uma lacuna especialmente grave do PRR é a ausência de investimentos ao nível da proteção do litoral e do combate à erosão costeira”, afirmou a deputada social-democrata, lembrando que “é no litoral que se concentra a maior parte da população e das atividades económicas”.

Carla Madureira deu nota de que “a erosão e o recuo da linha de costa é especialmente preocupante na região Centro, com várias comunidades ameaçadas por galgamentos oceânicos, em período de maior agitação marítima”. A deputada eleita pelo circulo Eleitoral de Aveiro lamentou que não haja “um referencial de financiamento futuro para a política de litoral e correspondentes intervenções em proteção contra a erosão costeira”.

A deputada social-democrata questionou, ainda, o ministro sobre as “ações concretas que estão previstas para a proteção deste troço especialmente vulnerável, para além do que já foi financiado pelo POSEUR, que perspetivas financeiras existem para o futuro Quadro Financeiro Plurianual e como será financiada a política de proteção do litoral até 2030”.

Carla Madureira quis saber, também, sobre “quem vai gerir as intervenções de proteção costeira para além da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), com a extinção dos Polis Litoral”, que, “pelos vistos, continuam a funcionar ad eternum”.