Ricardo Proença: “A minha melhor foto é aquela que vou tirar amanhã”

Fotos: Ricardo Proença

“Os equipamentos fotográficos evoluíram muito nas última décadas e vão continuar a evoluir”, constata o fotógrafo Ricardo Proença. Profissionalmente é “kitchen designer”, adora viajar e fotografar.

É elementar concluir que a fotografia é o processo e a arte que permite registar e reproduzir, através de reações químicas e em superfícies preparadas para o efeito, as imagens que se tiram no fudo de uma câmara escura. Porém, não basta pegar numa máquina fotográfica e carregar num botão?!

Sim, no que diz respeito ao processo químico e físico da fotografia e a evolução que a fotografia teve desde o seu primeiro registo, em 1826, até aos dias de hoje. A arte de estudar todo o processo de transferência de luz para a superfície, seja ela física ou digital, foi fundamental para chegar aos dias de hoje em que parece simples “apenas carregar num botão”. Mas, para mim, a fotografia é um pouco mais que isso…

Entrevista disponível, na íntegra, na edição de 13 de maio de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro, a partir de 30€.