Cadernos d’Espinho: Teatro, literatura e artes de bons velhos tempos

Idalina Sousa com o Teatro Popular de Espinho na peça "O Rei com Crista de Galo (Foto: Arquivo Cadernos D´Espinho)

“Espinho cultural – teatro, literatura e artes” corresponde ao oitavo volume da coleção “Cadernos d’Espinho”, lançado em 2019 pelos quatro amigos espinhenses Armando Bouçon, Luís Costa, Mário Augusto e Pedro Pinheiro. A apresentação do livro está agendada para 29 de maio, às 16 horas, no auditório da Junta de Freguesia de Espinho.

Com prefácio do jornalista e escritor Viale Moutinho, o próximo volume dos “Cadernos d’Espinho” vai ser apresentado no último sábado de maio, no edifício autárquico da Rua 23, embora estivesse previsto para o dia 22 de maio, na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva. “Houve um problema de afinação de datas e acertos de local”, deu nota Mário Augusto. “A biblioteca tem uma sala mais pequena e quando a anunciei não calculei as restrições de espaço para o público. Com as atuais normas não podia ter na sala mais de 30 pessoas. Nem sempre é fácil conjugar as agendas e estas restrições dos tempos em que vivemos. Estamos ansiosos por poder voltar a ter um lançamento com casa cheia. Os espinhenses têm acarinhado muito este projeto e respondem bem a cada novo lançamento. Esperamos ter a lotação permitida e esgotada”, afiança o jornalista.

Os primeiros dois capítulos deste volume são dedicados à história do teatro. Ainda antes de ser concelho e de ter conquistado a autonomia à Vila da Feira, corria então o ano de 1899, já Espinho era palco de regulares espetáculos teatrais, tendo como epicentro o Teatro Aliança, localizado na esquina das ruas 16 e 19 – onde hoje funciona a Caixa Geral de Depósitos.

Descubra mais sobre o oitavo volume da coleção Cadernos d’Espinho na edição de 13 de maio de 2021. Leia o jornal que lhe mostra Espinho por dentro.