Erro informático provoca enchente no Centro de Vacinação de Silvalde

No local compareceram mais 400 pessoas do que estava previsto (Foto: José Dinis)

Um erro no agendamento da vacinação por parte do Ministério da Saúde desencadeou uma enorme afluência no Centro de Vacinação da Seara, em Silvalde, na passada segunda-feira. Apesar do imprevisto, a equipa da Proteção Civil e do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Espinho/Gaia conseguiu dar resposta ao problema e vacinou, até às 22 horas desse dia, 1207 cidadãos, um número recorde no concelho.

Aberto desde o dia 9 de abril, o Centro de Vacinação da Seara tem sido o quartel-general da vacinação contra a Covid-19 no concelho. Desde que o processo se iniciou, já foram administradas em Espinho, até à passada sexta-feira, dia 14 de maio, mais de 20 mil doses, 14 mil pessoas com a primeira dose e cerca de seis mil com a segunda, fazendo da população de Espinho a mais vacinada de todo o ACES Espinho/Gaia.

Este centro tem sido pautado pela organização, fazendo com que a população de Espinho, e parte da população de Vila Nova de Gaia, consiga receber a sua dose sem dificuldades. No entanto, na passada segunda-feira, dia 17, um problema técnico no agendamento na plataforma do Ministério da Saúde, originou uma grande e inesperada afluência a Silvalde, Segundo o coordenador municipal da Proteção Civil, Pedro Louro, o que provocou a deslocação de tantas pessoas ao centro de vacinação foi “um erro de agendamento na plataforma” e um “erro na convocação dos professores e auxiliares que deveriam ter sido vacinados no domingo, mas o sistema agendou para segunda-feira”. Assim, sem a equipa de vacinação estar à espera, estes profissionais do meio escolar compareceram na segunda-feira, tornando o grupo de pessoas a vacinar ainda maior.

Conheça os detalhes sobre o atribulado dia que se viveu no Centro da Vacinação da Seara, e fique a par dos dados da vacinação no concelho, na edição de 20 de maio de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro, a partir de 30€.