Verão com arte: oficinas dedicadas aos mais novos

Laura Bártolo (à esquerda) e Daniela Jesus (à direita) trabalham juntas e dinamizam os workshops (Foto: Isabel Faustino)

Laura Bártolo regressa este verão com mais um conjunto de técnicas e aprendizagens de formação artística, para entreter e ensinar os mais novos. A cerâmica é a grande novidade, mas o Tie Dye está a ser o grande sucesso na hora das inscrições.

O sucesso já não é de agora e a procura interessada em aprender também não. E quem o diz é Laura Bártolo, artista plástica de 37 anos, que prepara para este verão mais uma oficina de artes dedicada aos mais novos.

Com início marcado para o dia 12 de julho, este projeto chamado “Verão com Arte” pretende ensinar diferentes técnicas artísticas a crianças e jovens que demonstrem curiosidade e interesse, sem terem, segundo Laura Bártolo, que apresentar obrigatoriamente uma aptidão ou um jeito especial. Tecelagem, retrato em tamanho real, ou Tie Dye (tingimento manual de roupa) são apenas algumas das técnicas que vão ser exploradas na Oficina das Artes Laura Bártolo, na Rua 8, e as inscrições ainda estão a decorrer.

Natural de Espinho e uma apaixonada pelo mundo das artes, Laura Bártolo confessa que identificou, em certa altura, que existia, na cidade, “alguma oferta” neste âmbito, mas sempre na vertente de ocupação de tempos livres. Perante esta realidade, a artista plástica recorda que procurou apresentar um produto diferente. “A ideia baseia-se na apresentação de um workshop por dia e não é obrigatório que os alunos aprendam todas as técnicas disponíveis.

A oficina vai decorrer de 12 a 23 de julho, mas as pessoas podem inscrever-se naquelas que têm mais interesse em aprender”, explica Laura Bártolo, professora que vai acompanhar as sessões, juntamente com Daniela Jesus, também responsável pelo projeto.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 27 de maio de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro, a partir de 30€.