Dia Mundial da Criança: Escolas de Espinho com várias atividades

Foto: Arquivo

As escolas do Ensino Básico de Espinho têm programadas algumas atividades internas para o Dia Mundial da Criança, que é celebrado na próxima terça-feira (1 de junho).

No Agrupamento de Escolas Manuel Gomes de Almeida está prevista a realização de jogos tradicionais na Escola Básica de Silvalde.

Na Escola Básica de Paramos, os alunos vão participar em atividades lúdicas. Essa escola vai estar organizada em diferentes estações, tanto no interior, como no exterior, e em cada um dos espaços é proporcionado aos alunos um jogo tradicional. Aqui, a Associação de Pais e Encarregados de Educação vai colaborar com a escola, oferecendo aos alunos sumos, queques e gelados.

Já na Escola Espinho 2 está agendado um programa especial para o pré-escolar. Os alunos “vão aterrar no país das sensações e explorar os seus cinco sentidos”. Por isso, ao entrar nesse “país”, as crianças vão precisar de um “passaporte” para “carimbar” nas “cinco cidades” que aí vão ser construídas. Tratam-se da Cidade Sensorial (envolvendo experiências sensoriais com os pés), Cidade das Bolas de Sabão, Cidade da Alegria (com dança e música), Cidade das Tradições (com jogos tradicionais) e a Cidade dos Trilhos (com labirintos e gincanas).

Na Escola Espinho 2, os alunos do primeiro ciclo vão ter as atividades divididas pelos vários anos. Assim, o primeiro e o segundo ano terão sessões de cinema, atividades de expressões em sala de aula e jogos tradicionais no exterior; o terceiro ano vai realizar as miniolimpíadas lúdicas e almoços de turma em contexto de sala de aula, enquanto o quarto ano desenvolverá ateliês de expressões e ciências laboratoriais no recinto do recreio.

Quanto ao Agrupamento de Escolas Manuel Laranjeira tem programado animações no espaço exterior das diferentes escolas básicas e vai contar com o apoio das diferentes associações de pais e encarregados de educação.