Ricardo Ramos, conhecido por ‘Piolho’, é o melhor marcador da Série Norte do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de hóquei em patins. O avançado da Académica de Espinho é natural do Porto e, aos 31 anos, ambiciona levar o clube de Espinho ao maior escalão da modalidade. “Trocava os golos que marquei pela subida de divisão da Académica”, afirma o jogador à Defesa de Espinho.

Durante a formação, conseguiu alcançar os títulos de campeão nacional em iniciados, juvenis e juniores…
Foram títulos conseguidos com dois anos de intervalo entre uns e outros. O Gulpilhares dava-nos a possibilidade de lutarmos por títulos. O clube tinha uma boa formação e excelentes equipas. Batíamo-nos com o FC Porto, Paço de Arcos e com as principais equipas da formação. Tive vários convites para sair, mas sempre achei que, sendo um clube que eu gostava e que as pessoas gostavam de mim, não havia a necessidade de ir para outros clubes. Lá tinha todas as condições para poder trabalhar e evoluir na modalidade.

Acha que perdeu alguma oportunidade nessa altura?
Não me arrependo das decisões que tomei. Mais tarde, tive a oportunidade de ascender ao plantel sénior, na 1ª Divisão, o que não era nada fácil. O Gulpilhares deu-me essas condições para poder iniciar a minha carreira semiprofissional no hóquei em patins.

De onde vem o apelido ‘Piolho’?

Entrevista completa na edição de 3 de junho de 2021 da Defesa de Espinho. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.