Centro Multimeios assina parceria com a Associação Visionarium

Parceria entre a Câmara de Espinho e a Visionarium dura até 2024 (Foto: Visionarium)

O Município de Espinho e a Associação Visionarium apresentaram, na terça-feira (8 de junho), o novo projeto de cooperação, cujo objetivo será desenvolver competências e atividades no âmbito da ciência, tecnologia, engenharia, artes e na matemática, com robótica e automação 3D.

“O Município não pode levar sozinho a bom porto este equipamento”, começou por dizer o presidente da Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira, na sessão de apresentação da nova parceria do Centro Multimeios. “Precisamos de catapulta-lo e alavancar o Centro Multimeios para uma outra dimensão”, acrescentou o autarca, explicando que a parceria com a Associação Visionarium será “no âmbito tecnológico e pedagógico” e vai ter uma duração de três anos, oferecendo “oportunidades de conhecimento e de alguma diversão”.

O autarca acredita ainda que a Associação Visionarium, através desta parceria, “saberá adequar este espaço ao nosso território”.

Na sua intervenção, o presidente da Associação Visionarium, Nuno Moutinho, confessou que o “processo foi longo porque a Câmara Municipal quis assegurar aquilo que o Visionarium irá fazer aqui”. Nuno Moutinho garante que a sua associação vem “para acrescentar algo”. Trata-se de uma iniciativa que baseada no conceito STEAM, centrado na promoção de atividades e experiências educativas que relacionam as disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

Nuno Moutinho anunciou que a nova parceria “irá ter oficinas experimentais, com grande predominância na robótica e na automação”, mas haverá também uma aposta na formação de adultos, nomeadamente professores.

Artigo completo na edição de 10 de junho de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.