Anta: Município compra muro da Viela da Aldeia para alargar a rua

Viela da Aldeia é tão estreita que impede a passagem de veículos de emergência (Foto: Sara Ferreira)

O problema não é recente. Em Anta, todos conhecem os problemas da Viela da Aldeia, junto à Aldeia Nova. Numa zona onde existem várias habitações, construídas de forma clandestina, é esta pequena rua que serve um elevado número de moradores. No entanto, a Viela da Aldeia é tão estreita, que a passagem automóvel se faz com muita dificuldade e impede o acesso de veículos de maior dimensão, como os de emergência médica. Depois de muitos anos de estagnação, o Município de Espinho chegou a acordo com o proprietário do muro e vai finalmente alargar a rua.

Há vários anos que os moradores da Viela da Aldeia procuram resolver o problema da rua, mas sem sucesso. Várias condicionantes legais impediram a intervenção no local, quer por se tratarem de habitações de origem clandestina, quer por existirem alguns conflitos entre os residentes.

Também há muito tempo que a Câmara Municipal de Espinho tem conhecimento deste enredo. “Um dos problemas que tínhamos relaciona-se com o facto de não haver, na zona, nenhuma casa licenciada”, refere Vicente Pinto, vice-presidente do Município. O muro que delimita parte da rua já existia antes da construção das casas e, por isso, “existem direitos do próprio proprietário”.

Saiba mais sobre as intervenções que vão ser feitas nesta rua na edição de 17 de junho de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por Dentro por apenas 30€