Carlos Monteiro Rodrigues Canelas, mais conhecido pelo ‘Diabrete’, está ligado ao futebol do SC Espinho há muitos anos. Nascido à beira-mar, este espinhense com 63 anos chegou a ir a um estágio da seleção nacional e esteve perto de ingressar no FC Porto, mas foi na Costa Verde que fez quase toda a sua carreira. Diz que nunca quis ser “escravo” do futebol e que nunca ganhou muito dinheiro com ele. Atualmente é instrutor de condução e ainda joga na equipa de veteranos. Foi amigo inseparável de António Leitão e de Jaime Alves.

Como é que apareceu o futebol na sua vida?
Surgiu como a qualquer jogador. Quando somos crianças só queremos jogar à bola. Era o futebol de rua. Quando vinha a polícia fugíamos, mas depois voltávamos ao nosso joguinho. Jogávamos nas ruas 2 e 4, porque as traseiras da minha casa davam para o Campo da Avenida. Saltava a janela de casa e fugia para o campo de futebol. Passava muito tempo a jogar à bola.

Praticou sempre futebol ou alguma vez se interessou por outra modalidade?
Andei na ginástica do Espinho e ainda fiz lá uma época no voleibol, mas depois passei para o futebol do clube.

O seu irmão mais velho, António Canelas, nunca o motivou para ir para o andebol?
Nunca o fez porque verificou que eu tinha jeito para o futebol. Muitas vezes até me incentivou por saber que era esse desporto a minha paixão.

Como era o SC Espinho nessa altura?

Entrevista completa na edição de 17 de junho de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30 €.