A Empresa Gráfica de Paramos (EGP) foi fundada em 1984 pelo atual proprietário, Almerindo Silva. A empresa iniciou-se com dois funcionários, junto à estrada nacional 109, e atualmente conta com sete elementos. A gráfica adaptou-se às circunstâncias atuais e trabalha em conjunto com a empresa do filho.

Almerindo Silva trabalhava na Gráfica de Espinho quando decidiu criar o seu próprio negócio. “Era tipógrafo e, quando terminei o serviço militar, decidi criar o meu próprio negócio ligado a esta área. Saí a bem com o meu patrão na altura, o senhor Agostinho Martins. Ainda hoje realizo alguns trabalhos para a empresa dele e damo-nos bem. Fazemos uma parceria neste negócio”, informa o tipógrafo.

“Escolhi a minha terra, Paramos, para instalar a empresa, num armazém que já era minha propriedade”, acrescentou o proprietário da Gráfica de Paramos.

Nessa época, o negócio das gráficas era bastante rentável e teve, por isso, uma grande expansão, sobretudo na cidade de Espinho. Na Costa Verde haviam várias, entre as quais a Tipografia Espinhense e a Comercial (já extintas), a Tipografia Meneses e a Gráfica de Espinho, que ainda existem.

Artigo completo na edição de 24 de junho de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.