Hóquei em Patins: Académica está a “uma final” de voltar à 1ª Divisão

Os quatro golos de André Pinto deram uma vitória decisiva à Académica de Espinho (Foto: Arquivo DE)

A Associação Académica de Espinho (AAE) garantiu a presença na finalíssima que vai ser disputada entre os segundos classificados da Zona Norte e Sul do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Hóquei em Patins, cujo vencedor terá direito à subida. Apesar de ainda não terem conquistado nada, os academistas consideram que o segundo lugar do campeonato é um “merecido prémio” após um ano difícil, enquanto aguardam por saber quem será o adversário que vão enfrentar no play-off agendado para 24 de julho, no Pavilhão Municipal do Luso.

A Académica de Espinho garantiu, no sábado, o segundo lugar do Campeonato Nacional da 2ª Divisão – Zona Norte e, consequentemente, a presença no Play-Off de Promoção à 1ª Divisão, a três jornadas do fim do campeonato. Sabendo de antemão que o seu principal perseguidor, o Clube da Feira, tinha perdido, os academistas estavam cientes que uma vitória frente ao Carvalhos assegurava o segundo lugar da tabela. Num jogo intenso, os espinhenses tinham a contenda empatada (3-3) a quatro minutos do fim, mas três golos de André Pinto (que contabilizou quatro na partida), através de livre direto, permitiram à AAE vencer o encontro por 6-3. O triunfo confirmou a presença do emblema de Espinho na finalíssima que vai atribuir um lugar na principal divisão do hóquei em patins português, competição em que a Académica esteve presente, pela última vez, em 2013.

“Era um objetivo que perseguíamos há algum tempo. Depois da paragem no campeonato a equipa atravessou um bom momento e conseguimos concretizar um dos nossos objetivos. O primeiro lugar não foi possível, mas este segundo lugar já é motivo de grande alegria”, afirma André Pinto, que é, há vários anos, um dos principais rostos da luta da Académica pelo regresso ao convívio entre os grandes emblemas do hóquei em patins nacional. O experiente capitão sabe o que é jogar pela AAE na 1ª Divisão, mas também sabe que ainda nada está ganho. “Ainda não garantimos nada, mas este segundo lugar é um merecido prémio para toda a equipa, pelas dificuldades que enfrentamos neste ano atípico”, considera o atleta de 39 anos.

Artigo completo na edição de 8 de julho de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por Dentro por apenas 30€.