Aprovado novo concurso para despoluição da Lagoa de Paramos

Espaços envolventes da Lagoa de Paramos foram requalificados (Foto: Sara Ferreira)

Depois de vários atrasos no processo de despoluição da Lagoa de Paramos/Barrinha de Esmoriz, foi aprovado o lançamento de um novo concurso para a dragagem da zona. Pinto Moreira (Espinho) e Salvador Malheiro (Ovar) visitaram a requalificação dos espaços envolventes já efetuada e aguardam a retirada dos sedimentos poluentes.

Numa visita às obras de requalificação já realizadas, na entrada de Esmoriz e na entrada de Paramos, Pimenta Machado, presidente da Polis Litoral, revelou que a ligação do mar com a lagoa, através de um fusível, teve que ser repensada, o que potenciou os atrasos do processo. “Estamos a analisar qual é a melhor solução para esse projeto. Em reunião do conselho de administração, lançámos o concurso que vai avaliar as condições para se poder desenhar a melhor forma de dragar a ria e melhorar aquilo que é a qualidade desta lagoa. Vai ser preciso fazer alguns estudos para o fusível porque é um espaço natural e é preciso ser adaptado. Vamos ter um pouco mais de paciência, para muito em breve termos o projeto concluído”, afirmou Pimenta Machado.

Na primeira fase da empreitada, foram realizados alguns trabalhos de melhoria nos espaços envolventes da Lagoa de Paramos/Barrinha de Esmoriz, motivo que juntou Pimenta Machado, Pinto Moreira, presidente da Câmara Municipal de Espinho e Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar para uma visita aos passadiços. Segundo Pinto Moreira, “esta empreitada tornará seguramente a Lagoa de Paramos/Barrinha de Esmoriz num sítio ambientalmente sustentável e o grande desafio, para o futuro, será a manutenção, a conservação e o modelo de gestão” do local.

Artigo completo na edição de 8 de julho de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por Dentro por apenas 30€