Covid-19: Espinho em “situação de alerta”, avisa Conselho de Ministros

Espinho elenca uma lista de 34 concelhos “em situação de alerta”, por registar uma taxa de incidência de contágio à Covid-19 superior aos limiares definidos (120 casos por 100 mil habitantes), informou esta quinta-feira o Conselho de Ministros da República Portuguesa.

O último relatório da ARS Norte, datado de 5 de julho (segunda-feira), dava conta de 25 novos casos no concelho de Espinho na última semana, mais 14 do que na semana anterior, e uma incidência de 122 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Caso o valor da incidência do vírus se mantenha no mesmo patamar, o concelho de Espinho corre o risco de recuar no desconfinamento na próxima semana.

Esta quinta-feira o Conselho de Ministros informou que 60 concelhos estão em risco elevado e muito elevado de contágio, incluindo Vila Nova de Gaia, que recua no desconfinamento a partir de amanhã. Foi ainda anunciado que vai passar a ser exigida a apresentação do Certificado Digital ou de um teste negativo para aceder a estabelecimentos turísticos e de alojamento local em todo o território nacional.

Foi também prolongada até ao dia 25 de julho a situação de calamidade no país