Ginástica rítmica: Sofia Amorim sobe ao escalão de Elite

Sofia Amorim, ginasta da Académica de Espinho, ascendeu ao escalão de Júnior de Elite de ginástica rítmica, o mais alto desta categoria. A atleta do clube espinhense conseguiu esta proeza após ter obtido o quinto lugar da classificação geral no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, que se realizou no passado fim de semana, em Aveiro, e onde estiveram 46 ginastas no escalão júnior. Sofia Amorim vai ainda marcar presença na primeira competição para a entrada na Seleção Nacional.

Na disciplina de Arco, a ginasta academista ficou em nono lugar, em Bola obteve a quinta posição, em Maças o oitavo lugar e em Fita o sétimo posto.

No escalão de juvenis, a ginasta Maria Osório obteve também o quinto lugar na classificação geral, numa prova em que participaram 39 atletas. No mesmo escalão, Inês Fernandes, também do clube do Mocho, classificou-se em 16º lugar.

Maria Osório ficou em quinto em Movimentos Livres, em quarto lugar em Corda, em nono lugar em Bola e na quinta posição em Fita. Uma falha no seu exercício de Bola, com a saída do aparelho do praticável, retirou-lhe um lugar no pódio. Por sua vez, Inês Fernandes ficou em 12º lugar em Movimentos Livres, 23º lugar em Corda, 16º lugar em Bola e 9º lugar em Fita.

Já no escalão de iniciadas, a ginasta academista Maria Sadovnikova participou apenas em dois aparelhos e classificou-se em 20º Lugar em Movimentos Livres e Corda.

“Tendo em conta a situação de pandemia que vivemos, e com todas as condicionantes de treino, estas ginastas tiveram uma prestação incrível”, sublinhou a treinadora da Académica de Espinho, Gabriela Salvador, no final da competição.