Covid-19: Espinho está em risco elevado e recua no desconfinamento

O Conselho de Ministros da República Portuguesa comunicou esta quinta-feira que Espinho passa a elencar a lista de concelhos com risco elevado de transmissão da Covid-19.

A partir do próximo fim de semana passa a vigorar novamente a limitação de circulação pública a partir das 23 horas e até às 05h00, o teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam, o encerramento de cafés, restaurantes (no interior, com um máximo de 6 pessoas por grupo; em esplanada, 10 pessoas por grupo) e espetáculos culturais até às 22h30.

Ao fim de semana, no acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior, passa a ser exigido o certificado digital ou teste negativo. O mesmo acontece para os estabelecimentos turísticos e de alojamento local durante qualquer dia da semana.

Nos casamentos e batizados passa a ser permitido apenas 50 por cento da lotação e está proibida a presença de público em todas as modalidades desportivas. O comércio a retalho passa a fechar às 21 horas.

Na mesma lista de Espinho encontram-se mais 42 concelhos (eram 27 na semana passada. Em risco muito elevado são 47 (eram 33 na semana passada).

Na passada semana Espinho registou um total de 50 novos casos (o dobro do número de casos registado na semana anterior) e uma incidência de 254,9 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, segundo o relatório da ARS Norte de 12 de julho (segunda-feira). Há um mês atrás, essa taxa de incidência era de 47,4.

Num mês, a incidência a 14 dias por cem mil habitantes aumentou de 83,4 para 346,5 em território continental.