Desde que o mundo conheceu a Covid-19, o turismo tem enfrentado a maior crise da sua história. Com as restrições impostas sempre a mudarem, vários são os que pensam duas vezes antes de reservar um alojamento. No entanto, por Espinho, apesar do vírus e dos inconvenientes das obras, há quem consiga trabalhar na área e levar o negócio com sucesso.

Armanda Martins tem 55 anos e, em 2013, pediu à Câmara Municipal uma licença para abrir a Alameda Guest House. Formadora e consultora em gestão industrial, Armanda decidiu abraçar um novo desafio. “Comentei com amigos que gostava de ter um negócio destes, em que se tem o mundo dentro de casa. Isto tem um investimento muito grande, mas fiz as contas e achei que valia a pena. É um trabalho muito enriquecedor em termos humanos e aprende-se muito”

Em plena Avenida 8, encontrou o espaço ideal e abriu o negócio num primeiro andar. Tempos depois, o local tornou-se demasiado pequeno e Armanda pediu nova licença para ficar também com o rés-do-chão. Atualmente, o espaço tem oito quartos, de diferentes tipologias.

Nuno Cruz trabalhava numa discoteca quando a Covid-19 o obrigou a mudar de rumo. Em conjunto com um amigo, procurou uma forma de se reinventar e decidiu abrir, em Espinho, um espaço de alojamento. Apesar de viver em Gaia, sempre teve ligações a Espinho e, ao ver uma oportunidade de negócio, abriu o Beach Corner Guest House, na Avenida 8.

Em conjunto com o sócio, abriu as portas em outubro de 2020, em plena pandemia. No entanto, apesar do risco, acreditou que era a altura certa para começar. “Foi arriscado, mas não deixou de ser planeado. Vimos que Espinho tinha oportunidades e, além disso, criamos as nossas próprias também. O meu colega e sócio é irmão do dono do Green Coast Beach Bar, por isso, vamos alterar o conceito atual do negócio. Neste momento chamamo-nos Beach Corner Guest House, mas vamos mudar o nome para Green Coast Surf House. Como somos parceiros, e também existe o Green Coast Surf School, tentamos criar uma triangulação de serviços entre os três espaços. A ideia é oferecermos o alojamento, a experiência e a alimentação, ou seja, todos os serviços dentro da mesma marca”, adianta Nuno Cruz.

Artigo completo na edição de 15 de julho de 2021. Assinatura anual do jornal por apenas 30€