FIME: Trio de Bill Frisell e duo argentino tocam jazz no Auditório de Espinho

Bill Frisell (guitarra), Thomas Morgan (baixo) e Rudy Royston (bateria) corporizam o trio reservado para sexta-feira, no Festival Internacional de Música de Espinho, às 21 horas, no Auditório de Espinho – Academia.

O trio vem apresentar o álbum “Valentine”, lançado no ano passado. Nele, o grupo percorre ambientes e texturas diversas e mistura composições de Frisell que poderiam ser canções folk com elementos da música popular americana, nos quais se destaca o jazz. Frescura, inovação e lirismo fundem-se nos sons coletivos de um dos trios mais interessantes da música atual.

O timbre característico de Bill Frisell e uma abordagem única à música cruzam domínios, estilos e géneros com uma facilidade enorme. Os músicos com os quais se apresenta organizam-se de forma quase telepática, integrando a contribuição individual num resultado sonoro excitante e imprevisível.

O jazz prossegue na noite seguinte com Cande Buasso e Paulo Carrizo. O duo argentino integra a programação do FIME deste ano num concerto não anunciado, no qual apresentará o seu último álbum. Lançado há dias, atravessa reconstruções bem criativas de clássicos do jazz e do pop-rock.

Constituído pela cantora e contrabaixista Cande Buasso e pelo teclista Paulo Carrizo, o duo irá transportar o público numa viagem intimista, por canções que, nas suas mãos e cordas vocais, ganha uma nova vida. Intimismo, surpresa e uma simplicidade que requer muita sofisticação caracterizam Cande Y Paulo, que atravessam barreiras estilísticas com grande naturalidade e fazem uma paragem no Auditório de Espinho, pouco depois de uma atuação no prestigiado Festival de Jazz de Montreux, na Suiça.