Entrou em funcionamento esta sexta-feira (16 de julho) o novo equipamento de Ressonância Magnética (RM) do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, (CHVNGE), que vai duplicar a capacidade de resposta do hospital e traduz-se “numa poupança de 675 mil euros/ano na externalização de exames”, de acordo com a unidade hospitalar.

O novo aparelho possibilita um aumento “quantitativo e qualitativo” na produção de RM, “permitindo ao CHVNGE uma internalização quase total dos exames realizados”, refere o hospital, em comunicado.

De acordo com Pedro Sousa, diretor do serviço de imagiologia, a RM permite “uma resposta integral aos estudos da oncologia, assim como a realização de estudos mais diferenciados, nomeadamente nas áreas de neurorradiologia e cardiologia, com qualidade de imagem superior e tempos de execução menores”.

Atualmente, realizam-se no CHVNGE cerca de 16.500 estudos de RM por ano, dos quais 10.500 eram prestados externamente. Nas palavras do diretor do serviço de imagiologia, “a aquisição do segundo equipamento e a realização de produção adicional aos fins-de-semana e feriados possibilitará a realização de aproximadamente 15 mil estudos por ano internamente, o que corresponderá a uma redução da atual necessidade de externalização de 64% para 9%”.

No entanto, o grande objetivo “passa por garantir a total autonomia na realização dos exames, assim como realizar atividade para outras unidades do SNS sem capacidade instalada, ou com capacidade instalada insuficiente”.