O túnel subterrâneo no Rio Largo continua a avançar em bom ritmo e deve ficar concluído durante o terceiro trimestre do ano, portanto, até setembro próximo.

O projeto da Infraestruturas de Portugal (IP) vai proporcionar um melhor acesso dos peões à zona mais a norte da praia espinhense. De igual forma, com o alargamento previsto, vai ser possível que circulem veículos de emergência por esse túnel, nomeadamente ambulâncias de socorro.

A modernização da Linha do Norte, no troço entre Espinho e Vila Nova de Gaia, visa a eliminação de todas as passagens de nível rodoviárias e pedonais (18 no total), numa extensão de 17 quilómetros e num investimento de quase 50 milhões de euros, que integra um projeto alargado até Ovar que ronda os 160 milhões. Este investimento implica a construção de 17 travessias desniveladas, duas das quais em Silvalde: uma subterrânea, junto ao Bairro Piscatório e que já está em construção, e outra aérea e pedonal, junto à ribeira de Silvalde, idêntica àquela que existe na Rua 7, a norte da cidade.