Covid-19: Concelho de Espinho passa para nível de risco muito elevado

O Conselho de Ministros da República Portuguesa divulgou, esta quinta-feira (22 de julho), que Espinho passa a integrar a lista de concelhos com risco muito elevado de contágio à Covid-19. Depois de ter passado a risco elevado na semana passada, Espinho vê as restrições serem agravadas já a partir do próximo fim de semana.

Para além das regras já estabelecidas, aos fins de semana o retalho alimentar passa a funcionar só até às 19 horas e o não alimentar até às 15h30. Estão proibidas “modalidades de alto risco”, como é o caso de desportos de combate, dança e aulas de grupo em ginásios. A prática de atividade física ao ar livre também está limitada a seis pessoas.

Nos cafés e restaurantes as limitações passam para um máximo de 4 pessoas por mesa no interior e de 6 pessoas por mesa na esplanada.

Já nos casamentos e batizados só é permitido 25% da lotação (Até agora a lotação estava fixada nos 50%).

Quanto aos concelhos vizinhos, Ovar e Santa Maria da Feira entram na lista de concelhos em risco elevado, mantendo-se Vila Nova de Gaia em risco muito elevado.

O último relatório da ARS Norte, publicado no sábado (17 de julho), dava conta de 75 novos casos no concelho de Espinho nos últimos sete dias e uma incidência de 254,9 casos por 100 mil habitantes na última semana.

O Conselho de Ministros irá reunir-se com o INFARMED (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde) na próxima terça-feira para reavaliar as medidas de combate à Covid-19. Há neste momento 61 concelhos em risco muito elevado (semana passada eram 46) e 55 em risco elevado (44 na semana passada).