TransforMAR o plástico das praias e ajudar instituições sociais

Contentor para recolha do plástico está disponível na praia Frente Azul (Foto: Sara Ferreira)

Com o objetivo de sensibilizar os veraneantes para a necessidade de se reduzir a utilização de plástico, o projeto TransforMAR está de volta para a sua quarta edição. Na praia Frente Azul está colocado um contentor onde cada pessoa pode deixar os resíduos de plástico que encontrou durante a sua ida à praia. No fim, todo o lixo recolhido terá uma nova vida e será convertido em donativos para instituições sociais.

Em Espinho, é na Praia Frente Azul que os banhistas podem encontrar um contentor específico para a colocação de todos os resíduos de plástico que vão encontrando no areal. A iniciativa, produzida pelo Lidl, em parceria com a Associação Bandeira Azul, o Eletrão e a Agência Portuguesa do Ambiente, já vai na quarta edição e volta para ensinar a importância de uma boa conduta ambiental nas praias do país e alertar para os princípios da economia circular através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos.

Segundo Catarina Gonçalves, coordenadora do programa Bandeira Azul, este projeto “vem na dinâmica e na sequência da política do Lidl da redução das embalagens dos produtos que vende, mas também com o objetivo de impactar as pessoas para perceberem que todas as embalagens têm que ter depois uma finalidade, ou seja, têm que ser recolhidas. Para nós, Bandeira Azul, o mais importante de tudo é a redução e esse é o grande objetivo da ação”.

Esta iniciativa, apresentada em Espinho no decorrer da semana passada, acontece em vários pontos do país e há contentores para a recolha do lixo em 20 praias de norte a sul, tanto costeiras como praias fluviais. De acordo com Catarina Gonçalves, este projeto “funciona muito bem porque está num local de passagem”. Contudo, como o objetivo é alertar para os cuidados que se deve ter na hora do consumo de plástico, a iniciativa decidiu promover, junto de crianças, atividades e sessões explicativas sobre a importância do tema.

Artigo completo na edição de 22 de julho de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por Dentro por apenas 30€