Futebol: Tigres abrem Campeonato de Portugal frente ao Leça

FOTO: FPF

O SC Espinho vai jogar com o Leça FC na primeira jornada do Campeonato de Portugal, partida agendada para o dia 29 de agosto, no Estádio Marques da Silva, em Ovar. O sorteio foi realizado na tarde desta quinta-feira (23 de julho), na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Inseridos na Série C do campeonato, os tigres têm agendados os seguintes embates:
SC Espinho-Leça FC (29 agosto), AD Castro Daire-SC Espinho (19 setembro), SC Espinho-Gondomar SC (3 outubro), Salgueiros-SC Espinho (24 outubro), SC Espinho-Valadares Gaia FC (31 outubro), CR Ferreira Aves-SC Espinho (7 novembro), SC Espinho-União 1919 de Coimbra (28 novembro), CD Gouveia-SC Espinho (5 dezembro) e SC Espinho-Alvarenga (12 dezembro).

O Campeonato de Portugal é disputado por 63 clubes e é composto por três fases: 1ª Fase que engloba seis séries e que termina a 6 de março de 2022, a 2ª Fase – Subida/Manutenção e Descida e a 3ª Fase – Apuramento de Campeão.

O primeiro e segundo classificados de cada série apuram-se para a 2ª Fase – Subida, num total de 12 clubes, distribuídos em duas séries de seis equipas, de acordo com a sua localização geográfica. Em cada série, todos os clubes jogam entre si duas vezes e por pontos. O primeiro e segundo classificados de cada série apuram-se para a Liga 3 da época seguinte. O primeiro classificado de cada série apura-se para a 3ª Fase – Apuramento de Campeão.

Os restantes clubes apuram-se para a 2ª Fase – Manutenção e Descida que é disputada por 51 clubes, distribuídos em nove séries de quatro equipas e três séries de cinco equipas, de acordo com a sua localização geográfica. Os primeiro e segundo classificados de cada série asseguram a manutenção. Os restantes descem aos campeonatos distritais.