Silvalde: Descarga de esgotos na ribeira polui água do mar

A cor do poluente na ribeira de Silvalde era visível e sentia-se um cheiro nauseabundo (foto Manuel Proença)

Uma descarga através de um coletor de águas residuais na foz da ribeira de Silvalde provocou, na quinta-feira (22 de julho), um cheiro nauseabundo junto ao local. Além do cheiro, a descarga deixou um rasto de poluentes, supostamente oriundos de esgotos domésticos, que tomaram direção ao mar.

O alerta foi dado pelo próprio presidente da Junta de Freguesia de Silvalde, José Carlos Teixeira, que aponta o dedo a uma das estações elevatórias colocadas mais a nascente, na Rua 45.

“Há cerca de dois anos que se verifica a saída de esgotos neste coletor pluvial e hoje tornou-se mais do que evidente que alguma coisa não está bem”, disse o presidente da Junta de Silvalde, apontando o dedo “à Câmara Municipal e à Divisão do Ambiente, que é a entidade responsável por este tipo de assuntos”, acrescentando que já deu conta das suas preocupações em relação a esse assunto “por diversas vezes”.

José Carlos Teixeira lamenta a situação, “especialmente nesta altura do ano em que temos os turistas nas nossas praias e quando pretendemos que a própria Arte Xávega trabalhe num ambiente sem poluição. Este é um foco poluente, a céu aberto, e não há maneira de se tomarem medidas para resolver este problema. Ultimamente tudo isto piorou e atingiu, também, o limite da minha paciência”, concluiu o autarca de Silvalde.

A Polícia Marítima da Capitania do Porto do Douro esteve no local a efetuar recolha de amostras para iniciar um processo de averiguações e poderá mesmo levantar um auto de contraordenação aos supostos responsáveis.

A Defesa de Espinho contactou a Câmara Municipal, que optou por não comentar nem fazer quaisquer declarações sobre o assunto.