Mascal 21: Mega exercício testa resposta da Proteção Civil Municipal

Operação envolveu quase duas centenas de operacionais, 58 viaturas, 23 entidades, distribuídos por todo o concelho e que procurou testar situações graves (foto DR)

“Mascal 21” foi a denominação para o exercício da Proteção Civil Municipal de Espinho que se realizou durante o fim de semana, desde as 00h00 de sábado, até domingo. Uma operação que envolveu quase duas centenas de operacionais, 58 viaturas, 23 entidades, distribuídos por todo o concelho e que procurou testar situações graves, como incêndios e derrocadas.

O exercício começou ao início da madrugada de sábado, na torre do novo quartel dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho (BVCE) e teve como teatro de operações o Parque da Cidade, a Rua do Golfe (Silvalde), a via permeável, a Quinta de Paramos e a praia dos pescadores. Foram vários os cenários criados, entre os quais um incêndio numa unidade hoteleira durante a noite, que causou um elevado número de feridos leves, graves e mortos.

Na manhã de domingo, o teste implicou o desaparecimento de um conjunto de pessoas nos terrenos envolventes ao Parque da Cidade. Em cerca de duas horas e 20 minutos foi possível localizá-las na totalidade. Posteriormente, houve um cenário de derrocada numa estrutura com cerca de 40 vítimas e um atropelamento em massa, que causou 50 feridos, incluindo alguns com gravidade. Houve, também, um cenário com um despiste de um autocarro e, por fim, no domingo de manhã, um naufrágio de uma embarcação com 20 pessoas junto à costa de Espinho, cujo resgate contou com a participação da Capitania do Porto do Douro e da Força Aérea Portuguesa, recorrendo um helicóptero para busca e salvamento”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 29 de julho de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.