Voluntariado: “Rede de amigos” para apoio aos idosos em isolamento

A fisioterapeuta Filipa Marques é uma das voluntárias deste projeto e presta assistência regular a uma das beneficiárias (Foto: DR)

Criar uma ‘rede de amigos’ (voluntários) para acompanhar a população idosa em risco de solidão e exclusão social do concelho de Espinho é o próximo passo e um dos principais objetivos do Eixo 3 do Contrato Local de Desenvolvimento Social 4ª Geração (CLDS 4G), coordenado pela Cerciespinho. “Voluntários, precisam-se!” é o lema da campanha que está a ser lançada, com vista a captar pessoas interessadas em ajudar.

Promover o envelhecimento ativo e apoiar a população idosa, e em particular aquela que se encontra em risco de solidão e exclusão social do concelho de Espinho, são os principais objetivos do Eixo 3 do CLDS 4G, coordenado pela Cerciespinho e enquadrado no projeto ‘Vivo Espinho’, da Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho (ADCE), que teve o seu início há cerca de três anos e que deverá terminar em janeiro de 2023.

Uma missão que, nesta fase, pretende criar uma “rede de amigos”, para realizar um acompanhamento mais próximo e regular no domicílio desta população.

“A disponibilidade dos voluntários é cada vez mais rara e foi, naturalmente, agravada no atual contexto de pandemia”, deu conta o assistente social e técnico de interação do Eixo 3 do CLDS 4G, Roberto Tavares. “Apesar deste eixo já ter tomado iniciativas de divulgação nas redes sociais ao nível desta necessidade, as mesmas não produziram o efeito desejado”, acrescentou Roberto Tavares, que apela à participação e ao envolvimento de voluntários, de forma a poder dar continuidade ao projeto que coordena.

O Eixo 3 do CLDS 4G pretende fazer um acompanhamento das pessoas idosas em situação de isolamento, que já estão identificadas no concelho de Espinho. “Queremos criar uma estrutura de suporte com esta rede de amigos [voluntários]. Mesmo que este projeto termine, esta estrutura irá manter-se no apoio a estes idosos. Este projeto, acima de tudo, pretende dar a estas pessoas a igualdade de oportunidades”, sublinha o técnico social, garantindo já ter identificadas muitas situações “que se encaixam neste perfil e que não têm este acompanhamento”.

Artigo completo na edição de 12 de agosto de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.