Rita Paupério tem 39 anos e é triatleta no Sporting Clube de Espinho. A modalidade surgiu “na altura certa”, depois de uma infância e juventude ligada ao ballet. Hoje partilha o seu estilo de vida no blogue “Wake up Rita”. A Defesa de Espinho conversou com a atleta para descobrir mais sobre o seu percurso.

Como surgiu o desporto na sua vida?
Surgiu muito naturalmente e aos pouquinhos. Já faço alguma coisa a nível desportivo desde que me lembro, talvez pelo incentivo dos meus pais que me colocaram no ballet desde muito pequenina. E essa é a minha primeira lembrança de atividade física. Comecei no ballet aos 4, 5 anos e levei-o até à minha adolescência tardia. O triatlo surgiu bem mais tarde, na idade adulta. O desporto sempre foi algo de que gosto e que quis que estivesse sempre presente, ainda que de uma forma inconsciente. Lembro-me de andar no ciclo e ver um documentário sobre a Nadia Comaneci [ex-ginasta romena] e nas refeições seguintes passei a beber leite, por isso, acho que havia alguma admiração por esse lado da atividade desportiva. Já estava ali um bichinho qualquer, não por parte da minha mãe, mas pelo meu pai, que praticou voleibol durante muito tempo.

Qual o papel da dança no seu trajeto pessoal?

Entrevista completa na edição de 2 de setembro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.